terça-feira, 12 de março de 2013

Shin Megami Tensei - Uma Introdução

Buenas tardes a todos! o/
Estão bem? Sentiram minha falta? Não, por favor, não taquem tomates!

Hoje estou aqui para fazer uma breve introdução aos jogos da franquia Shin Megami Tensei.
Muitos já devem ter ouvido falar, foi uma série bastante popular durante a saga do PS2, apesar de muitos terem odiado pelo fato de grande parte deles ser Turn-Based (Estratégia em Turnos).
Bem, eu sei que eu adoro a série e não podia deixar passar sem falar um pouco sobre.
Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que pode haver alguns spoilers referente aos jogos. Coisa leve, mas só pra não dizer que não avisei.
Então vamos lá:

Shin Megami Tensei (vou chamar de SMT), tem vários jogos, cada um com um mundo diferente, uma história diferente, personagens diferentes... mas com os mesmos demônios. Sim, demônios é o tema principal dos jogos de SMT, e eles são usados das mais variadas formas em cada jogo. Ei, calma ae gente! Isso não é post do Satan, não, relaxa!

Esta lista é dos jogos que eu realmente joguei e posso falar algo sobre, pois houve, se não me engano, 2 SMTs primordiais que foram lançados para computador e para GameBoy Color (corrijam-me se eu estiver errado). Mas vou falar sobre os "mais populares" por assim dizer, e com foco nos universos de cada um, e não nas versões, para não estender demais o post e para não falar de coisa que não sei. Eles são os seguintes:

- SMT: Imagine (MMORPG)
- SMT: Nocturne (PS2)
- SMT Digital Devil Saga (PS2)
- SMT Devil Summoner (PS2)
- SMT Persona (Vários)
- SMT Strange Journey (NDS)
- SMT Devil Survivor 1 & 2 (NDS)

Lembrando que esta lista não está em nenhuma ordem relativa a quando saiu nem nada do gênero.
Então vamos começar pelo Imagine.

SMT Imagine é o MMORPG da franquia, que em minha opinião teve uma ideia fantástica ao trazer esse jogo para o universo online, no entanto, o sistema não foi trabalhado muito bem. Não vou entrar no mérito de reviews neste post, então vamos ao seu universo:
Levar o gatinho pra passear já vale por si só.
Trata-se de um mundo pós-apocalíptico causado por diversas guerras entre a humanidade que resultou em um mundo completamente destruído e repleto de demônios. Os humanos então, foram obrigados a se refugiar em esconderijos subterrâneos, e começaram a estudar os demônios, "domá-los" e utilizar seus poderes para a reconstrução do mundo, visada originalmente pelos Sete Filósofos, que construíram a grande torre conhecida como Shinjuku Babel (que seria a cidade central do jogo). Há 2 "cultos", um da Ordem e um do Caos, e estes têm visões diferentes sobre a reconstrução do mundo e como ela deveria proceder. O jogador, por sua vez, é parte de um "esquadrão" especializado em demônios, que recebe variadas missões para ajudar as pessoas, fazer escoltas, caçar demônios agressivos, etc, e o mais interessante é que ele pode se unir a um dos cultos mencionados acima, partilhando seus ideais, e consequentemente, tendo missões diferenciadas.

A seguir, temos Nocturne.
Em Nocturne você encontra inimigos OverPower um atrás do outro...
Oh wait... isso acontece em TODOS os SMTs.
SMT Nocturne conta a história de três amigos que foram visitar sua professora que foi hospitalizada por algum tempo. A caminho do hospital, o protagonista se encontra com um jornalista que está estudando ocultismo e investiga alguns cultos que supostamente estariam realizando rituais pela cidade. Mais tarde, ao chegar no hospital, os amigos descobrem que não há ninguém dentro dele. Ou quase ninguém. A professora é encontrada no subsolo, junto com um homem que possui um demônio enorme consigo. A professora protege o protagonista do homem e lhe chama para o telhado, e lhe diz que o mundo todo fora daquele hospital irá morrer para poder ser reconstruído. E então começa uma série de eventos estranhos. Um brilho azulado no céu "incendeia" a Terra, e o mundo fica quase completamente destruído, com algumas construções ainda de pé, mas grande parte do chão se tornou areia. A professora desaparece novamente, e desta vez o mundo está repleto de demônios. O protagonista recebe algo que parece ser um inseto demoníaco dentro de seu corpo, dado por um garotinho, e se torna meio-demônio também. E então ele sai em busca de seus amigos, de sua professora e de respostas sobre o que está acontecendo. Você pode se juntar a um dos cultos, ou a nenhum deles, resultando em vários finais possíveis. O mais interessante é que neste jogo, grande parte das interações serão com demônios, o que muda um pouco o ritmo em comparação com os outros, em que eles são mais como "ferramentas".

SMT Digital Devil Saga é um tanto mais pesado que as outras histórias, no termo de ser bem violento. Durante as batalhas você nem vai perceber, mas as Cutscenes são bastante explícitas. Ainda mais pela história, que trata-se de uma guerra entre seis "tribos", que utilizam armamento pesado. Isso parece ser influenciado por um Templo que há no centro daquela terra, que diz que a tribo vencedora poderá ascender a Nirvana, supostamente o paraíso.
Os rostinhos ao lado das barras de vida são eles em forma
humana. E acima podemos ver... OMG! O_o
Em meio a um combate entre a tribo dos protagonistas e uma outra, um ovo gigante cai do céu com uma garota dentro dele, e todas as pessoas daquela terra são afetadas por um estranho raio de luz, e se transformam em demônios carnívoros sedentos de sangue humano (e de demônios também). Esta garota que veio de dentro do ovo acompanha os protagonistas e salva eles quando seus instintos demoníacos atacam, mas ela perdeu a memória e não sabe de onde veio. E então, a guerra por Nirvana continua, só que desta vez, ao invés de se matarem, as pessoas se devoram. (Que lindo! -NOT)



Tome minha espadada ELÉTRICA!
SMT Devil Summoner sai um pouco da linha puramente estratégica e adiciona um sistema de combate bem movimentado e dinâmico à la Hack&Slash (dinâmico mesmo! É rápido até pra morrer). Trata-se de um invocador de demônios (Devil Summoner), que no início do jogo recebe o título de "14º, Kuzunoha Raidou", dos espíritos dos outros Devil Summoners.
Tome meu tiro de FUEGO!
Nesta história, os demônios são invisíveis para as pessoas comuns, então Raidou deve defendê-las dos problemas que os demônios causam. Ele trabalha como detevive na agência de um homem chamado Narumi, e (literalmente) captura os demônios em tubos e os libera quando precisa de seus poderes (cada raça de demônios tem um poder diferente que pode ser usado fora das batalhas, me lembrou mais ainda de Pokemon!) e o jogo inteiro é envolto em um clima até meio humorístico, com músicas clichês de policial, e até umas músicas comemorativas que, segundo minha namorada, parecem músicas de Baile da 3ª Idade.
Ainda assim, é um excelente jogo de ação, misturado com estratégia, misturado com mistério, misturado com Pokemon. Um dos melhores SMT!


(PERSONA 3) As Shadows no começo são basicamente
utensílios de uso comum, panos esvoaçados ou melecas
disformes. TENSO!
SMT Persona é uma série  que teve 4 jogos (na verdade mais de 4, mas foram 4 títulos que depois geraram sub-títulos), e em cada uma, as tramas principais mudaram um pouco, mas mantendo a mesma base. Persona é basicamente sobre estudantes que possuem "Personas", que seriam a materialização da psique de cada um. Eles normalmente remetem a alguma característica forte da pessoa, ou até mesmo problema, crença, vergonha, etc. Isso varia de personagem para personagem. E o protagonista sempre pode usar diversas Personas, mesmo começando com uma "Principal". O ponto interessante é que as Personas extras que o protagonista pode usar são os demônios comuns dos outros jogos da série. A trama de Persona 3 é sobre a Dark Hour, que é uma "hora extra" que ninguém percebe, exceto os usuários de Persona e às vezes uma ou outra pessoa comum, e que acontece todos os dias à meia-noite. Os protagonistas então precisam desbravar a torre-labirinto Tartarus, que surge no lugar da escola deles durante a Dark Hour, dia a pós dia subindo mais para derrotar a raiz desse mal, defendendo as pessoas comuns das Shadows, as sombras que roubam almas. Aliás, um detalhe: para invocar as Personas, os protagonistas atiram em suas próprias cabeças com uma pistola chamada Evoker. (Japoneses com tendências suicidas? Aqui tem!)

(PERSONA 4) Esta é a Shadow
da garota vad-- errr... assanhada.
Já o Persona 4, muda um pouco a trama, sendo que à meia-noite, ao invés de uma "hora" a mais, é ligado um "Canal da Meia-Noite" (Mayonaka Television) em todas as televisões, e nele mostra uma pessoa agindo como seu verdadeiro modo de ser (no caso, a garota que parece ser amiga de todo mundo, demonstra ser uma invejosa, e coisas do gênero), e enquanto a pessoa não aceitar sua "outra metade", a Shadow fica mais poderosa, torturando-a. Neste jogo, as Shadows chefes representam as características ocultas da vítima. Então, esta trama gira mais no fato de os protagonistas conviverem com seus defeitos e ajudarem seus amigos na luta para superá-los, enquanto tentam investigar a série de desaparecimentos e assassinatos misteriosos que acontecem exatamente da mesma forma que com os seus amigos.

Um exemplo de Dungeon de
Strange Journey
SMT Strange Journey conta a história de um soldado japonês (na versão americana ele é americano... >_> enfim...) que vai para a Artártida investigar junto com soldados do resto do mundo, um fenômeno estranho que parece ser um vortex negro que ameaça engolir o mundo, que foi causado após um desastre atômico. A tripulação acaba presa dentro deste vortex, e descobre que ele está infestado de demônios. O protagonista encontra diversos personagens bizarros e, claro, os demônios dos outros jogos. O interessante deste jogo é que ele mistura os elementos estratégicos de SMT com um Dungeon Crawl, com puzzles, mapas, etc., e você pode equipar o protagonista com equipamentos que concedem as magias a ele (ainda que ele seja muito mais fraco que os outros demônios, talvez isso tenha sido intencionalmente para mostrar que um humano nunca poderá se equiparar aos poderes sobrenaturais). Os finais desse jogo estão ligados às decisões "morais" feitas pelo protagonista, que fazem seu alinhamento divergir entre Ordem e Caos (semelhante ao SMT Imagine).


"Aaaah! O que é isso?" Eu te respondo, ruiva:
Agora, quanto a SMT Devil Survivor 1 & 2, não teria como eu falar mais ou menos dos dois, pois eles tem algumas diferenças consideráveis. Em Devil Survivor 1, os protagonistas são um grupo de amigos que ficou preso em Tokyo, após uma infestação de demônios tomar conta do local. Naoya, o primo do personagem principal, criou um programa de invocação de demônios para combatê-los, e cada um usa estes poderes de uma forma diferente para sobreviver. A história gira em torno da decadência das pessoas conforme elas vão ficando sem recursos e desesperadas pela sua sobrevivência em meio à catástrofe, e o jogo possui um ar bíblico, pois é literalmente uma guerra entre anjos e demônios (e é claro, que se tratando de SMT, os anjos nunca são bonzinhos!). Os finais são caminhos que você segue a partir do penúltimo dia, dependendo de como quiser usar o seu poder (para ajudar os anjos a fazer os humanos compreenderem a vontade de Deus, para se tornar o Mestre dos Demônios, ou para alguns outros finais neutros). Há somente dois finais que você pode fazer naturalmente, e há outros três que só podem ser feitos se você participar de determinados eventos durante o jogo (falando com personagens em momentos específicos, aceitando ajudá-los, investigar algo mais a fundo, salvar certos personagens, etc).

Nunca subestime uma Pixie.
Ela pode lhe dar 6 pontos de dano!
TREMA COM O PODER!!!
Em Devil Survivor 2, a atmosfera muda um pouco, e a catástrofe toma uma proporção global, apesar de a história se passar apenas em três cidades do Japão. Neste, um site misterioso surge e promete lhe mostrar como seus amigos próximos irão morrer. Os protagonistas fazem uso disso para salvar eles, e o jogo adota uma mecânica de "amizade" com eles, que vai de 0 a 5. Conforme a amizade sobe, eles ficam mais fortes, e você libera fusões de demônios mais fortes, entre outras coisas. As conversas com os personagens acabam revelando bastante da história deles em certos pontos, diferente de DS1, que acabam sendo meio "por cima". Você acaba simpatizando com os personagens e realmente tem vontade de salvá-los! Continuando a história, o site foi criado por uma entidade superior misteriosa, que quer ajudar a humanidade a provar o seu valor, vencendo a catástrofe, que consiste em criaturas gigantes e poderosas chamadas Septentriones, que atacam o mundo, a fim de extinguir a raça humana. Eles só podem ser derrotados utilizando o poder dos demônios, e o programa instalado nos celulares dos protagonistas pelo site, faz com que eles adquiram essa habilidade de invocação. A história vai muito mais a fundo que isso, mas não vou estragar pra quem estiver a fim de jogar (até porque é meu SMT favorito, apesar dos americanos terem mudado o nome do Rikiya para... RONALDO! >_>''''). Mas é um ótimo jogo, meu SMT favorito, meu jogo de DS favorito... e... meu favorito. xD

Só um detalhe: além de cada um dos jogos ter seu próprio universo, cenário e personagens muito bem trabalhados, uma outra coisa que chama a atenção é a trilha sonora. É simplesmente fantástico. SMT Nocturne e SMT Devil Survivor 1 têm uma música com batida bem pesada, enquanto Devil Summoner puxa mais para músicas "clichês", que misturam bateria com trompete, e o resultado acaba sendo bastante divertido. Em Persona 3 as músicas são focadas em uma espécie de Rap, como se deixasse o grupo "descolado". Persona 4 tem músicas alegres e que normalmente remetem a esperança. Strange Journey tem músicas orquestrais, como se fosse realmente uma jornada épica. Devil Survivor 2 é utilizado uma batida mais clássica, puxado para o rock. São todas músicas muito boas, não consigo me lembrar de uma sequer que eu não tenha gostado, foram muito bem produzidas e remetem bem o clima em cada um deles.

Bem, é isso, pessoal. Espero que tenham curtido *Mãozinha com o polegar pra cima* e tenham talvez se interessado pela série. É altamente recomendada, e se você não curte tanto assim os Turn-Baseds da vida, ainda recomendo Devil Summoner e os Devil Survivors, que são meio híbridos (pra vocês verem, até o Lucas que odeia Turn-Baseds e JRPGs em geral deu uma leve viciada em Devil Survivor 2 xD).

Esse post demorou uma semana a mais do que o esperado devido a alguns probleminhas de tempo, mas estou feliz de tê-lo terminado! É uma série que eu admiro muito e ela merece amor. Atlus, sua linda! S2
Posteriormente, pretendo fazer reviews de cada um separadamente. (Podem deixar comentários para qual devo fazer review primeiro!) Muito obrigado pela atenção, você aí que leu tudo!

Até logo, pessoal! Abrazzzz! o/

3 comentários:

  1. faz de persona 4 primeiro! persona 4 é simplesmente perfeito! é meu jogo favorito em todos,aprendi muito jogando ele e vendo o anime/manga!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, dark_elesis!
    Eu vou postar primeiramente sobre o Devil Survivor, e depois dele, posto sobre o Persona 4 (farei isto porque ainda não o terminei, e prefiro fazer review depois de terminado, para analisá-lo como um todo).
    Imagino que não falte tanto assim, então dará tempo. HUAHUAHUA!
    Obrigado pelo comment! Abrazzz

    ResponderExcluir
  3. Esqueceu de mencionar que SMT fará crossover com Fire Emblem XD

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.