terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Michiko to Hatchin Por Outro Angulo Parte 01/22

[Como Steamwing saiu, e ela tinha deixado essa analise do anime Michiko to Hatchin em outro blog nosso, resolvi trazer para cá, pois acho pertinente que isso fique em nosso blog também. Não mudei uma virgula sequer do que ela escreveu, só acrescentei imagens mesmo.]

Um anime ambientado no Brasil com severeas críticas sobre o mesmo! Vou fazer um especial para poder comentar cada episodio de maneira analítico crítica, pois essa criação merece!



"Michiko é uma presidiaria que burla a segurança de uma fortaleza supostamente impossível de se escapar e se manda atrás de Hatchin alegando ser a sua mãe, Hatchin é uma garota que é dada como orfã para o governo e que vive "de favor" na casa de um padre safado que a usa para ganhar verba do mesmo, algo inclusive típico dos brasileiros, sacaniar o governo e ainda reclamar que nada presta. As duas, ao se encontrarem, começam a viajar pelo país atras do suposto "pai" de Hatchin.A série é ambientada no Brasil, com imagens bem caricaturadas, traços marcantes e imperdiveis! Com muito da nossa cultura ou contra-cultura, girias, músicas, um anime ao mesmo tempo tenso e divertido." 

Depois de ter uma visão geral do anime no post do Malagueta(sic), vamos ao post analitico-critico. Um anime ambientado no Brasil, coisa totalmente inesperada pela massa de manobra Otaku, um anime de excelente qualidade, do mesmo estúdio que fez Samurai Champloo e Cowboy Bebop só não poderia ser pouca coisa, então essa galera veio ao Brasil fazer pesquisa de campo para assim captar nossas nuances, detalhes e manias, em suma; captar o jeitinho brasileiro de ser e conseguiram! O anime é recheado de coisas tipicamente brasileira, em especial, tipicamente de plebeu brasileiro, até mesmo por que a tal historia se passa entre pessoas que pertencem a essa realidade. Nada de hipocrisia da Globo em tratar o traficante, o assassino, o usurpador, o hipócrita o tudo que não presta como bonzinho, vítima da sociedade (por que se é uma coisa que essa galera gosta é de vitimar assassino sádico sedento de sangue se ele for da favela e traficante) que a culpa é nossa, pois temos uma boa casa e computadores tunados para jogar e ler esse blog aqui. Não, acima de tudo classe social é algo meramente ideologico, infelizmente (analisando a coletividade, obviamente tem as brilhantes exceções, mas estou falando de coletividade portanto NÃO pararei para citar exceções, e o fato de não cita-las não implica em dizer que eu não tenha conhecimento de que elas não existem) o ranso de pobre persegue o pobre como uma sombra maldita que evita que ele se desenvolva, no fundo é por que a sua realidade é tao hostil que uma vez adaptado para viver nela se torna impossível sair dela, pois você teria que se readaptar para outro mundo. Por isso que revoluções e luta de classe não funcionou, não funciona e nunca vai funcionar por que o pobre simplesmente não quer deixar de ser pobre!


Por que os que querem deixam, quantos exemplos temos de brilhantes médicos que saíram de favelas? Advogados que já foram presos por aprontar contra a lei quando ainda viviam nas ruas e na prisão estudaram por conta própria e se tornaram juristas geniais? De mega empresários que brotam do “nada” com uma quitandinha na esquina e vira dono de uma rede de supermercados internacionais? Temos até exemplo de presidente. Esse pessoal que da a volta por cima e sai dessa situação nunca quis ser pobre, nunca se adaptou à aquilo, no fundo eles nunca foram pobres. Podemos notar que é tudo uma questão de escolha simplesmente, e partir para o trafico é a escolha mais simples, mais facil e tem o devido retorno muito cedo, o único detalhe disso tudo é que o caminho mais simples é sempre o errado! Pode ter certeza disso, se está muito facil suspeite e reveja suas escolhas! Esses jovens já vivem em uma situação de crise constante então se vão morrer logo é melhor que morra rico, aí vira traficante e não tem ONG de direitos humanos que o impeça. Até mesmo por que ele ver todos os seus amigos indo na onda, obviamente se ele olha para cara da galera e fala “oi, vou ser medico” ele vai ser a chacota do grupo. Mas lembrem-se, isso não significa dizer que ele não possa ser medico, como já exemplifiquei acima, ele simplesmente escolheu o que é mais conveniente e se ele escolheu isso ele deixa de ser um coitado e uma vitima, certo? Pois foi ELE quem escolheu, não foi algo imposto. E Michiko e Hatchin mostra isso de maneira genial, a realidade do nosso pobre, sem cidade de Deus para fazer com que eles sejam coitadinhos, por que todo pobre é escroto, é mal educado, é inconveniente (afirmo isso tomando como referencia a definição de pobre dada acima como fator ideológico e não monetario, essa analise não caberia se o referencial fosse monetário, pois negligenciaria muitos “ricos” que tem o ranso de pobre).

Pobre são criaturas de vida simples, querem mesmo é uma mesa de bar nos finais de semana, embaixo do sol quente, com um som alto estourando tudo e uma skol geladinha para ver jogo campeonato brasileiro de futebol. E só, o resto quem impõem é a classe media politicamente correta que acha que eles querem mudar sua situação simplesmente, temos aí mais outro discurso ideológico de pessoas vazias que apenas querem pagar de boazinhas, e justamente destruindo essa ideologia que a Michiko aparece botando pra arrombar, fugindo de uma prisão de segurnaça máxima, dando um 1 a 0 nos PMs e se picando dalí. Já podemos notar uma agulhada que é dada no sistema carcerário do Brasil, superlotados, policiais mal treinados que não conseguem conter revoltas, péssimas condições de trabalhos e de vida para quem habita o local, teto de madeira, sim, uma maneira de abater custos e resolver o problema de lotação nas cadeias, mas acredito que isso foi mais para ficar emocionante mesmo. Outra situação que bem podemos lembrar é quando ela assalta um banco, mais uma vez nassa segurança levou uma bela de uma agulhada, falta de investimentos no setor o resultado não poderia ser mais obvio, baixa fiscalização e policiais mal trenados que se renderam fácil. E quanto ao banco, isso está me cheirando mais a aquelas bancos clandestinos de ciganos que sao muito comuns em locais remotos onde a fiscalização do governo não chega e nem vai chegar pois não tem uma atuação economica relevante para merecer a atenção do governo, infelizmente em um país desse tamanho tem que trabalhar com prioridades, e pobre que vive no ermo nunca foi prioridade.


Mais adiante podemos ver uma cena simplesmente chocante, Michiko simplesmente pega um pastel mofado de um mendigo idoso desdentado que só está esperando a hora da morte chegar, uh.... Como ela é má! Mas desde quando marginal é bonzinho!? Eles são escrotos! E entre eles, eles são filhos da puta! Basta conhecer alguém mora na favela para você saber das historias bizarras que se passa por ali! Essa historia de que marginal é bonzinho é uma ideologia da dona Globo veiculada através de suas telenovelas, afinal, essas novelas são feitas pra eles! Para o pobre/classe media! Esse povo não vai querer que ninguém pise nos seus calos! A Globo é quem mais investe na alienação de massa e retrocesso intelectial do Brasil! Já os japoneses não devem nada a ninguém mesmo, e justamente por isso conseguiram fazer algo fantástico para contar a realidade local, coisa que nenhuma produção da Globo chegou ou vai chegar perto de conseguir reproduzir!


Outro foco de suma importância é o que Hatchim passam em casa pelos pais adotivos, os maltratos fisicos, as constantes ameaças de ser vendida no mercado negro, seja como escrava sexual, seja apenas os seus orgão, para que assim ela sempre fique calada e sirva de empregada domestica de baixo custo, e quando o assistente social do governo chega para verificar se está tudo bem fingir que realmente está tudo bem para que assim o governo continue liberando alguma bolsa aí, bolsa adoção talvez, tem cidades do Brasil que tem isso. Agora me diz, a culpa é do governo? Ele deixou de ir lá por acaso? Não, mas não é de jeito nenhum! A fiscalização existe agora, o padre safado é que mascara tudo para não perder dinheiro! Simples assim! O FDP se vale de um discurso Cristão para mostrar serviço e faz essas loucuras por trás, que padre mais anticristo! A típica pessoa que engana o governo, e ainda sai falando mal dele depois, uma criatura dessas deveria ser esculaxado em praça publica, mas isso daí é uma METAFORA! Uma metafora para a classe media do Brasil! Que todo o tempo vive pagando de bonzinho, de protetor dos frascos e oprimidos, politicamente correto, que quer comprar iPad, mas não pode por que é algo que não lhe pertence, sonega impostos (rico faz mais isso que classe média, porém a CM faz também e não faz pouco, a CM que me refiro é aquela que quer viver uma realidade que não te pertence, (pois tem dois tipos, a metida a rica e a que é honesta) o que ela quer ter é status que, para essa laia de gente, status nada mais é que comprar coisas que não quer, com o dinheiro que não tem, a fim de mostrar para as pessoas que você não gosta aquilo que não é. E convenhamos, a classe media é simplesmente MESTRA nesse assunto!) para sustentar um status que nunca existiu e vive mergulhado em uma eterna hipocrisia.


Essa metafora do padre casado com uma esposa oca e 2 filhos demoniacos serve para isso, é a típica familia de classe media metida a rica que vive dando golpe no Estado para sustentar uma imagem de familia perfeita para os outros. Afinal, quando qualquer pessoa com dinheiro encosta ali eles num instantes “forjam” a sua faixada de familia perfeita, forte e unida! É só ver a grana que ficam mansos, coisa que também acontece com as famílias classe media metida a rica, é exatamente isso, quando ninguém ta olhando essas famílias são uma guerra constante, marido bate em mulher, filho usuário de drogas, filha piriguete, agora é só encostar alguém com dinheiro que eles se transformam em uma família perfeita apenas para aparecer bem na fita socialemtne falando, são metidos a entenderem de política, de gastronomia de degustador de vinho caro mas tudo isso não passa de uma ficção que inclusive não funciona quando a outra parte em questão realmente frequenta esse mundo que esse tipo de classe media sempre quis pertencer, são pegos na mentira na hora! Pois é, e é abusada por esse pessoal que Hatchin vive seus dias até que Michiko, mulata, bundão, cinturinha de pilão e gostosa aparece para salvar! Ou pelo menos para usar a menina como desculpa para encontrar o pai dela, ao menos, no inicio da série era essa as suas reais intenções. Ao chegar lá, Michiko é praticamente recebida a balas pelo padre, vemos aí outra pisada de calo, civil com porte de armas? Essas armas só não podem ser legais! O que mostra mais uma vez os contatos que o padre tem com o trafico, seja ele do que for, drogas, pessoas, mulheres, crianças ou órgãos, afinal, depois dele ter falado aquilo para Hatchim, ficou bem na cara que a igreja não passava de um agente laranja para ocultar atividades ilícitas dessas grandes corporações do underground. Por isso que essas coisas de legalizar drogas e pacificação nos morros não vão funcionar, pois quem trafica drogas, também trafica muito mais coisas, está simpelsmente envolvido em uma complexa rede de ativides ilegais por trás. Proibe drogas? Beleza,
nego vai continuar comprando ilegal pois com certeza vai ser mais barato que o liberado pelo governo, não vai ter impostos sobre a mercadoria! Sem falar que vai está atribuindo legalidade a uma atividade que simplesmente matou centenas de pessoas, e continua matando e que essas pessoas, esses novos CEO vão simpelsmente atuar como homens de bem. Isso tudo por que não cosneguimos viver sem o pó, o político precisa dele para sorrir sempre, o medico para dar plantão, o professor para corrigir prova, para estudar para o vestibular, para estudar na faculdade para não perder materia, acadêmicos de alto escalão para continuar estudando feito um animal, o caminhoneiro para não dormir dirigindo a noite, o acionista para ter coragem de fazer operações na bolsa de alto risco, a juventude nas raves, os atores da Globo... Enfim, larga de ser hipócrita para pagar de bom que você também usa! 
E quanto a questão do padre catolico casado, acredito ter sido uma alusão aos pastores evangélicos, pois como bem sabemos existem mais igrejas evangélicas do que cinema no Brasil, e eles são donos de um poder significativo aqui dentro, porém, mostrar um padres catolico fica mais chocante e caricato do que um pastor evangélico, mais fácil para as outras culturas verem e assimilarem a mensagem. Esse foi o primeiro episódio, conforme a serie for avançando continuarei comentando esses detalhezinhos que muitas vezes passam despercebidos! Recomendo a todos, vocês podem baixar clicando AQUI ! Não deixem de assitir, pois essa serie é simplesmente genial! Jogou areia em qualquer produção nacional a respeito do tema, simplesmente por que as produções nacionais estão mais preocupadas em inocentar criminoso do que qualquer outra coisa, como já dizia o Capitão Nascimento.


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.