quarta-feira, 25 de maio de 2011

Concurso Cosplay e Vocaloid


Vocês devem ter percebido que eu sempre falo algo de vocaloid não é mesmo? Isso vem pelo fato de que eu adoro as músicas feitas por esse software, pelo simples fato em que são as mais diferenciadas pessoas quem cria as letras e os ritmos de musica, assim como ter uma enorme variedade da mesma, tanto no nico nico video, quanto o youtube, ja que este serve como postagem de videos do primeiro site para aqueles que não sabem mexer ou não conhece o citado.
Diversas letras, com diversos significado, musicas dos mais variados estilos, seja pop, rock, sertanejo (não), pop rock, eletronica, o mais variado estilo de clipes desenhados ou computadorizados, ritmos lentos e rápidos, e por vários outros motivos, vocaloid hoje se torna um estilo de musica popular, e é aqui que entramos com o cosplay!
Assim como as músicas, há uma grande diversificação de personagens, como a famosa Hatsune Miku, considerada a diva virtual, também há Megurina Luka, Kagamine Len e Rin, Meiko, Kaito, Teto, Kamui Gakupo, Haku, e assim vai, cada video é apresentado por um, uma dupla, trio, até mesmo um enorme grupo de personagens, cativando as pessoas com suas vozes eletronicas... ou não. Eu sinceramente, apesar de gostar de vocaloid, há musicas que a voz de quem canta estraga, seja pela entonação ruim, seja pela enorme robotizaçao, seja por nos deixar surdo, ou você não pensou que depois do grito da Miku em World is Mine ainda possuia audição? Mas isso é algo que será melhorado, com certeza, durante o tempo, porque tudo no mundo muda, melhora e progride, e vocaloid acontecerá o mesmo. Apesar dos pesares, as mais diferentes personagens, com mais diferentes musicas, cria diferentes visuais e versões de cada cantor eletronico, como podemos ver claramente com Black Rock Shooter, Hatsune Mikuo, Hachune Miku, Zatsune Miku, e estilos diferentes de roupa como em Magnet, Dark Woods Circus, Alice Human Sacrifice, Cendrillon, Love is War, World is Mine, deixando os cosplayers com uma enorme variação no próprio guarda-roupa cosplay de vocaloid, dando uma enorme aproveitada nas perucas, a cada nova roupa feita, uma nova versão ou releitura daquele personagem. E assim, temos os concursos cosplays, aonde temos o desfile e o teatro. Falando do mais basico, o desfile, muitas pessoas desfilam com seu cosplay simplesmente por desfilarem, e outros por causa dos premios, mas aqui entra também as milhoes de versoes dos vocaloid, e é aonde os juizes dificilmente vao saber que a sua versao de Hatsune Mikuo é a Miku homem, ou a roupa de Meltdown é de vocaloid, não por eles serem burros, mas sim por haver tantos videos de tantas versoes, que eles nem irão se preocupar em saber de tudo, mas isso é facil de se resolver, nada melhor que levar fotos de referencia, de frente e costas de preferencia, para anexar em sua ficha de inscrição, pois esse tem a vantagem de saber se você está ou não de acordo com a versão escolhida,e isso vale a qualquer cosplay.
Entraremos então na parte from hell da coisa: o Concurso Cosplay categoria Teatro! Yes! Muitos devem ta imaginando-se no palco, com as pernas tremendo e os textos indo embora. Mas não criemos panico! Porque você deve ter ensaiado dias e dias, por um longo periodo de tempo até poder estar lá na frente de milhares de pessoas que irão aplaudir ou vaiar, rir ou chorar (cabendo aqui varias interpretações dessa palavra) te transformando em um ótimo ator ou não. Aulas de teatro resolve seu problema, porque você aprende técnicas que poderá e irá utilizar na hora de apresentar... ao menos se você não for fazer um teatro de vocaloid, que, convenhamos, é na base da dança. Eu, quando criança, fiz aula de Jazz, e sei muito bem o que é ensaiar uma coreografia por meses, para poder apresentar a uma enorme platéia, e que um erro seu, pode ser improvisado com um passo aqui ou acolá, vide Lady Gaga que vive caindo, mas sempre fingi que faz parte do show (e realmente o faz...mas não o treinado, o combinado). Para você dançar, precisa se soltar, porque se ficar muito preso, os passos não sairão legal. Vide um exemplo de apresentação cosplay, aonde as meninas ficaram presas nos movimentos:


Não só isso, mas a coreografia fraca, fez a apresentação ficar ruim. Entramos mais uma vez em um paradigma! Minha sopa está esfriando e eu aqui, vendo videos.... Er... pois é, estou escrevendo ao invés de tomar minha sopinha...
Sopas são boas, mas coreografia também são! E por isso que, se você pretende fazer alguma apresentação em que envolva dança, saiba de uma coisa: criatividade em coreografia! Não adianta saber somente mexer o corpo, tem que saber mexer sincronizadamente e em harmonia! Para dançar, deve ter harmonia do corpo com a harmonia da música, tem que saber o que a letra está falando, qual é a história por detrás dela (assim como fizeram com o OVA de BRS,que foi um tipo de leitura sobre aquela musica com mesmo nome), para poder fazer os movimentos conforme ela. Vou dar um exemplo bem chulo, muitos, se não 100% das pessoas que estão lendo essa matéria, já ouviu funk, sabem o que as letras significam, e já repararam nas pessoas dançando aquilo, percebam vocês que, elas dançam conforme a letra diz, por mais tenso que seja esse meu exemplo, é o que eu pude trazer de concreto, há não ser que alguém aqui já viu algum balé aonde dançaram o lago do cisne ou quebra nozes, pois são danças que usam os movimentos harmonizando com a musica, um interpretando o outro, e é exatamente isso que falta nos teatros de vocaloid: Expressão Corporal!
Na mesma medida em que o juiz tem uma foto do cosplay na hora do desfile (que você deve levar, e eu acho que, sinceramente, mesmo que você esteja fazendo o Goku, é bom levar para eles olharem a roupa e saber que você está fazendo a versão X e não Y), o juiz deve ter referencia no que se está dançando. Não que todos devem ficar traduzindo as musicas, mas no caso de músicas que falam de uma história, como é Magnet ali encima, ou World is mine, traduzir (de preferencia, com alguém que saiba bem japonês, para a tradução sair melhor) e cantar em português, para que se saiba a situação e o porque de estarem dançando assim. Imagina na citada World is mine, a garota começa a dançar e fazer menção ao cabelo, ao sapato, ao príncipe, como é na música, porem, em japonês, como que o juiz, que talvez nunca ouviu essa música, vai entender a dança? Por mais perfeita que esteja a dança com a musica e a letra, quem não entende japonês, só vai ver uma, ou duas, ou mais pessoas dançando uma música, como a gente ve em baladas ou festas, com aqueles putz putz e todo mundo dançando o que sabe. Claro, querer traduzir musica dançante como Honey não é necessário, somente uma boa coreografia já está otimo, mas tente fazer isso com Alice Human Sacrifice? dançar Madonna é simples, basta uma coreografia bem estruturada para aquela música, mas somente dançar Alice Human Sacrifice, será um sacrificio em dobro, pra poder ir bem no concurso em que nem todos, seja juiz ou platéia, conhece aquela musica e a história dela. Faça o test tube princess: tente dançar interpretando a musica Doki Doki Yuri Gakuen no original, e depois pergunte se alguém entendeu a apresentação. Digo isso porque vocaloid é basicamente interpretação das músicas demosntradas atravez da expressão corporal, pois cada uma conta uma história diferente, como se fossem mini episódios cantados, fazer adaptações pode ajudar muito a sua apresentação, assim como ajudou com a dupla que ganhou o concurso no AnimABC, que cantou e dançou Cendrillon, na tradução.


Apesar de terem ganho, e realmente foi uma boa apresentação, eu acho que ainda faltava alguma coisa... ah é!
A expressão corporal é um importante quesito, em qualquer tipo de apresentação que você venha fazer, enfocando no caso de uma apresentação de dança, ela é tão essencial quanto a música que toca.
Outro ponto importante, vendo esse video ai de cima, é: não tenha dó da peruca! Porque senão, você desiste de fazer algo tão movimentado que é a dança.
Então, após entender isso, vamos fazer uma apresentação de Vocaloid, que irá fazer todo mundo aplaudir em pé!
OU então...
Não é?
Piada que eu acho que poucos vão entender,enfim...

Um comentário:

  1. Nha c disse td e mais um poko,apresentação decente de Vocaloid teh hj soh no Japão msm,se nem Parapara/Techpara/Trapara o povo ocidental ñ sabe dançar teh hj magina Vocaloid u.u

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.