terça-feira, 7 de junho de 2011

Azumanga Daioh!

Começando as aulas, então, nessa empolgação[?], aqui vai um anime sobre escola!
A história de Azumanga Daioh gira em torno de 5 meninas iniciais, que estudam em um colégio normal, do Japão. Sim, é só uma história que conta o cotidiano de Chiyo-chan, Osaka, Tomo, Sakaki e Yomi! Mas não pense que esse anime é ruim, pelo contrário, ele é um ótimo anime, onde pode nos tirar muitas gargalhadas!
A gente se depara com meninas normais, fazendo coisas normais, e às vezes, até surreais! Não só elas, mas também temos duas professoras que se destacam, uma mais doida que a outra, dando até vontade de ter professoras como elas!
A presença masculina nesse anime, tirando o Professor Kimura, não passam de figurantes. Para falar verdade, qualquer outra presença não passa de figurantes.
Chiyo-chan, uma menina de 10 anos superdotada entra no colegial, e lá, ela conhece Tomo e Yomi, onde começam a serem amigas. Chiyo-chan também conhece Sakaki, uma das garotas mais altas, e também a mais quietas, não só da sua classe, mas da escola toda.
Kasuga, uma garota transferida de Osaka, acaba se enturmando com as garotas, após Tomo começar a chamá-la de Osaka.
A partir daí, a história gira em torno dessas meninas, de seus afazeres, de sua amizade, estudos, diversão, etc. Na verdade, não tem como fazer uma sinopse por todo anime, já que os episódios não seguem exatamente uma linha única de história.
Azumanga Daioh originalmente eram tirinhas como Snoopy, por exemplo, e a junção de 5 tirinhas formou um episódio de 25 minutos, em média.

Chiyo-chan - A Super Dotada!
Uma garota de 10 anos superdotada e rica, que foi transferida para o colegial. Faz amizade com Tomo, Yomi, Sakaki e Osaka. Mihama Chiyo muitas vezes quer ser tratada como suas colegas adolescentes, apesar de fazer coisas como as meninas de sua idade.
Ela é a mais fofa da escola, pelo fato de ser bem pequena. Tem um cachorro grande, onde ela pode passear nas costas dele, já que ela é uma tampinha. Seus pais nunca apareceram na série, nem se quer são mencionados, mas na visão estranha de Sakaki, o pai de Chiyo-chan é um gato amarelo psicodélico, que troca de cor quando está nervoso, e tem poderes mágicos. Acho que deve ser o excesso de cheiramento de gatinhos.

Osaka - A lesada
Depois do episódio que ela entra na escola, esqueci o nome dela /mentira.
Kasuga Ayumu, seu verdadeiro nome, foi transferida para a cidade onde se passa a história, e logo no primeiro dia, é apelidada por Tomo de "Osaka". Ao contrario do que se fala do povo de Osaka, Osaka é lenta, demora para entender as coisas, sempre está viajando na maionese, faz coisas surreais (ou não), e imagina que as xuquinhas de Chiyo-chan possuem algum poder mágico, como voar, por exemplo.
Vive confundindo as coisas, principalmente as palavras (o autor adora brincar com isso!), como por exemplo a palavra "Escalator" e "Elevator"(escada rolante e elevador,posteriormente um tipo de piada que só se entende com uma explicação)
É a preferia dos japoneses, E compete com Chiyo-chan na categoria "fofura". De tão porra louca que é essa menina, que todos viram fã dela.
Há um fato interessante, se prestar atenção, irá perceber que o brilho dos olhos dela é do lado de baixo da iris, não do lado de cima, como é narutalmente dos personagens.

Tomo - A mala sem-alça
Takino Tomo é uma garota hiper-ativa, muito mala sem-alça, que irrita todo mundo ao seu redor, até mesmo os que assistem Azumanga Daioh (só pra mostrar a dimensão), vive pregando peças em Chiyo-chan, e competindo contra as meninas, para ver quem é a melhor no que se faz, seja esporte, seja competição de burrice, etc.
É amiga de Yomi, desde o jardim de infância (infelizmente, para Yomi). Ela foi a responsável pelo apelido de Osaka, pelo simples fato da menina ter vindo de la.
Sabe aquela garota chata que vive enchendo seu saco na sala de aula? Sim, essa é a Tomo!
Nunca faz suas lições, fazendo Yukari-sensei dar bronca nela, apesar de que não são tão diferentes assim.
É fundadora do "clube" das idiotas, com somente três integrantes...
Durante a série, Tomo tem seu cabelo de diferentes tamanho, no começo da série, ele é médio, depois, ele fica comprido, e finalmente, Tomo corta-o curto, com referencia a uma personagem do anime Lupin III.
Apesar da chatice dela, ainda sim tem seus pontos engraçados,principalmente quando está nas férias de verão.

Sakaki - A adoradora de gatos!
Ao contrario de Chiyo-chan, ela é alta, e atlética. Também é inteligente, e chama muita a atenção dos outros alunos, porque às vezes sua imagem quieta, dá a entender que é uma menina muito adulta e brava. Mas como as aparências enganam, ela é uma garota tímida, que adora coisas fofas, e ama gatos, mas não pode ter nenhum, pois sua mãe é alérgica a animais.
Sempre tenta se aproximar de um gato que existe em seu bairro, mas esse vive mordendo sua mão.
Ela acaba sendo popular, o que faz ter vários admiradores, alem de ser objeto de paixão de algumas pessoas, como por exemplo, Kaorin.
Alias, ela possui 1,74 cm de altura! Então da pra entender o porque de chamar tanta atenção não é?

Yomi - A cabeça do grupo.
Amiga de infância de Tomo, que vive sendo atazanada por essa, sempre que ela tem oportunidade. É inteligente, mas não tanto quanto Chiyo-chan.
Mizuhara Koyomi possui uma fixação em seu peso, sempre acha que está gorda, acima do peso, ou passou dos 40 para 48, é a típica menina que faz dietas, mas continua no mesmo peso. Pede até mesmo conselhos em uma rádio, para vê se consegue fazer alguma dieta diante dos conselhos dos locutores.
Ela faz a típica nerd, mas ser nerd está longe dela! Apesar de ser a voz da razão do grupo, e acaba sendo a mais séria... ou não.
Apesar de ser muito inteligente, ela tem uma péssima voz! Cantar é a pior coisa que ela faz na vida, apesar do karaokê ser seu passatempo favorito.
Apesar de se achar mais adulta perante as outras meninas, em algumas ocasiões, ela demonstra ser tão infantil quanto as outras, principalmente quando ela tenta passar no vestibular, e acredita que Chiyo-chan tem o poder de fazer ela entrar na universidade.

Kagura - A esportista
É uma das alunas da mesma escola, que se transfere para a classe das meninas, depois que Kaorin se muda para a sua, mas na verdade, Yukari a quis para poder "enfraquecer" a classe de sua colega de trabalho... Ela é atlética, e faz parte do grupo de natação, fato que explica porque sua pele é bem morena.
Acha que Sakaki é sua rival no esporte, apesar dela sempre perder para a garota, já que esta possui uma resistência física maior e ser uma atleta-nata, ao contrario de Kagura....mas no fim, acaba 'juntando' com Tomo. Também é uma das protagonistas, apesar de não ser a central na historia.
Odeia gatos e não é uma boa aluna, equiparando com Tomo e Osaka, não fica tão longe das notas delas...

Yukari - A louca professora de inglês
A professora de inglês e representando da classe das meninas. Ela tem uma certa proximidade com as garotas, e acaba sempre nas confusões delas.
É o tipo de professora que, dependendo do dia, pode estar o cão, ou um doce.Yukari dirige seu carro de uma forma terrivelmente mal (ênfase no terrivelmente), o que se percebe na lataria... Qualquer um que ande no "Yukarimovel"(batizado assim por Tomo) acaba tento “problemas psicológicos” marcantes, menos para uma pessoa... TOMO! Até pelo fato das duas adorar competição, Yukari vive disputando com Nyamo, sua amiga desde os tempos de escola. Estranhamente tem uma semelhança com Tomo; ambas são enérgicas e competitivas e bastante egoístas. As duas sempre foram amigas de infância daquelas que elas atormentam...

Nyamo - A professora de ed. Física
Kurosawa Minamo é professora de Ed.Física das meninas e representando da ex-classe de Kagura. Nyamo é chamada assim pela Yukari e pelas meninas principais.
Amiga de infância de Yukari, a aguenta ate hoje... Yukari vive apostando com ela, e no final, ela sempre ganha a grana da aposta, mesmo quando perde, já que a outra sempre tem dividas com ela.

Kimura- O estranho professor
O único homem que tem uma certa participação na série.Correm boatos que ele seja pedófilo, até da para perceber pelas atitudes dele.
E para o terror das meninas, segundo ele, se tornou professor pelo fato de que 'gosta' de 'uniforme' de garotinhas.
Seu alvo primário fora Kagura, mas depois se apegou a Kaorin, para o terror desta, ele aparece nas horas mais inconvenientes possiveis.
Por incrível que pareça, é casado com uma mulher bonita e tem uma filha.

Kaorin - A coadjuvante.

Uma menina apaixonadíssima por Sakaki. Imagina mil e uma coisa para se aproximar dela, mas no fim, tudo da errado e ela parece uma boba.
Apesar de ter uma certa aparição na série, acaba sendo uma coadjuvante, por não fazer parte do grupo principal.
Ela é a aluna preferida do professor Kimura, de quem ela tem muito medo, pelo fato do boato que ocorre que ele seja pedófilo. Além dela ser a aluna preferida dele, o que piora a situação!

Nekokoneko
Um gato de pelúcia que possui um gatinho junto, sendo seu filho. O preferido de Sakaki. Nada mais que um gato fofinho de pelúcia.

Kamineko
O gato do bairro de Sakaki, por quem ela tenta se aproximar, mas este sempre a morde. Não importa o que ela faça, ele sempre, sempre morde ela, isso quando não arranha. Ele parece ser um gato manso, mas é um ser demoníaco num corpo de gatinho preto. Ele é líder de uma "gangue” de gatos daquele bairro, e sua meta é atazanar Sakaki!

Maya
É o gato que Sakaki consegue acariciar em sua viajem com a turma. Depois de um desastre, ele consegue chegar na cidade onde ela mora, e Sakaki definitivamente adota o felino, depois que este a salvada gangue do Kamineko.
E sabendo que ela não pode ficar com ele, Chiyo-chan oferece para ajudar a amiga, deixando ele ficar na casa dela, até Sakaki finalmente ter sua própria casa e cuidar de seu gatinho. E sim, isso é um spoiler.

O gato laranja psicodélico, também conhecido como pai da Chiyo-chan
É um estranho gato que serve para Sakaki ter uma referencia ao pai de Chiyo-chan, além de aparecer aleatoriamente no anime. Ele é um gato muito estranho e que fala... Na imaginação de Sakaki,claro!
E por incrível que pareça, TODOS os gatos da série tem uma ligação com Sakaki! Hum, a minha teoria que ela é a maior cheiradora de gatinhos ainda continua em pé!

Minha opinião
Azumanga Daioh é um ótimo anime para quem gosta de uma boa comédia nonsense! O legal do anime é que o criador brinca um pouco com a cultura japonesa, o que deixa o anime divertido e um pouco cultural também, hehehe. Coisas banais da vida aparecem em Azumanga, mas visto em outra forma, o que torna o anime muito legal!
Acho que o único problema é que as vezes precisa de uma explicação do porque você deve rir, já que poucos que sabem sobre as coisas do Japão, seja superstição, seja de alguma cultura local (Osaka, por exemplo) etc.
Alias, se eu pudesse voltar pra escola com amigas que nem essas garotas de Azumanga Daioh, tenho certeza que a escola seria uma coisa bem divertida! Além de mostrar como a amizade delas pode ser muito forte, mesmo que haja uma grande diferença de personalidade e idades, mesmo que haja alguns desentendimentos, elas sempre estarão unidas!
Desenhos não muito detalhados, e com histórias até aleatórias o fazem ser muito divertido, pois você nunca sabe o que essas meninas vão aprontar em cada episódio!
Existe cliches, sem duvidas, mas o diferencial é que eles até brincam com isso!
A unica coisa que você não irá ver será algum tipo de romance! Pode até ter citações, mas ver alguma das personagens (KAORIN É EXCESSÃO!) morrendo de amores por algum garoto. (sim, Kaorin é excessão! Porque a personagem brinca com o fato de que as menininhas ficam toda apaixonada pelos populares(que no caso é a Sakaki)).
E vamos para a universidade com uma garota de 12 anos! Claro, porque durante a série, passa uns três anos contando a vida das garotas.
Opa! A matéria ficou um pouco grandinha...hehe


Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.