domingo, 12 de dezembro de 2010

Final Fight

E quem nunca sonhou em sair pelas ruas batendo em bando de jovens delinquentes, fazendo justiça com as próprias mãos?



Ok, se você fizer isso de verdade, duas coisas podem acontecer: ou você é espancado ou é morto pelos delinquentes... ou pode ser preso por agressão fisica, mas enfim, não estamos aqui para falar de bater em um bando de delinquentes para salvar a filha ou a namorada que foi raptada pelo chefe da gangue, ao menos não na realidade... Porque você pode fazer isso no conforto de sua casa! :D

Não vou me aprofundar em Final Fight, o primeiro jogo de Arcade até porque eu nunca joguei, o único que me veio nas mãos foi o do Snes, criticado pelas cagadas que a Capcom fez ao tentar transportar o jogo do Arcade para o console, por isso, a matéria será dos seus sucessores, Final Fight 2 e 3, que joguei e posso ter parâmetros para falar.



A história de Final Fight é a seguinte: Tudo começa em Metro City, uma cidade que está nas mãos de uma gangue chamada Mad Gear, até que um dia, a população já sem saco para isso, elegeu um ex lutador de luta livre para ser o prefeito, então, Mike Haggar é elegido o novo prefeito, e ele varre o lugar da gangue... até que sua filha é raptada... pois é, resolveram raptar a filha de Haggar. Ele, Cody, namorado da filha e genro de Haggar, e mais o amigo ninja urbano, Guy, resolvem se juntar para limpar a cidade com a bunda de todos da gangue e mostrar que ninguém deve mexer com eles.



Após recuperar sua filha, e esta sair com Cody para uma viagem e Guy ir treinar para ficar mais forte, Haggar finalmente tem uma folguinha no gabinete de prefeito... até que Maki, amiga e provável cunhada de Guy liga, dizendo quem uma gangue, se não uma mafia internacional, raptou seu pai e sua irmã. Haggar, por consideração e querendo um pouco mais de porrada, resolve ajudar a moça, e como Cody esta em viagem, e Guy esta treinando, ao invez de salvar sua futura esposa... Haggar chama Carlos Miyamoto, que mais parece uma mistura de latino com japonês pelo seu nome... Ele é um personagem random. Honrando seu bigodão, Haggar resolve as paradas juntamente com a garota e o rapaz.



Após resolver desavenças internacionais, volta para Metro City, e descobre que uma nova gangue se instalou e esta novamente causando na cidade! É, ser prefeito não é facil mesmo! Ao menos não para aquele que resolve tudo pelas proprias mãos!

Juntamente com Guy, que resolveu voltar para bater nos caras, assim como chamou também Lucy, uma inspetora de policia que possui muitos golpes de luta, e aparecendo um ex baderneito, Dean, e todos vão atrás de chutar a bunda de quem estava por aprontar na cidade... E no fim a gente percebe o quanto é interligado essas gangues, que tentam a qualquer custo dominar Metro City, tirando o prefeito de sua sala para viajar ao mundo enquanto eles dominam aquela cidade... o que será que tem lá para querer tanto domina-la?

Beleza, ai está o resumo da história dos três jogos, uma sequência interessante até! Antes de ir para a jogabilidade e os aspectos do jogo, falarei das mudanças que ocorreu ao vir pra cá no ocidente. No primeiro jogo existe uma personagem chamada Poison, esta era inicialmente uma mulher dumal, pronta pra chutar o saco de Haggar e cuspir na cara de Cody e enfiar o salto fino nos olhos de Guy, com suas roupas curtas para distrair a homarada e dar um pau neles... mas por conta da reação politicamente correta estadunidense, além de aumentar a roupa da garota, a Capcom resolveu contar a história que ela não era uma mulher, e sim um transsexual... pois é, você não poderia bater na Poison e sua similar Roxy porque elas eram mulheres... mas travesti você pode! Pois é... politicamente corretos são estranhos... Então na versão Snes, a Capcom resolveu não por travestis para você bater! É! Por que ela mudou Poison e Roxy para dois caras... sim... de mulher à travesti, de travesti à homem... ELA FEZ MUDANÇA DE SEXO DEPOIS DE TUDO ISSO?


Poison não gostou da mudança.

Imagem para comparação...cof cof

Pois é, mas isso não aconteceu só com a Poison, mas também no 2, duas personagens foram trocadas por caras! E não mudaram a posição delas... você nitidamente percebe, eles parecem duas gazelas pulando pelo lugar, andando como se a calça estivesse assando o que estiver ali dentro... Ao menos você tem a Maki para espancar todo mundo... Depois da primeira mulher heroina,Samus, espancando metroids, derrotando monstros gigantescos e enfrentando Spacers Pirate, mulheres heroinas apareceram nos jogos...

Porém, graças a mudança de geração, em Final Fight 3 as mulheres continuaram mulheres! Sim, May e suas parceiras aparecem para enfiar a faca onde lhe convém em você!

É, Final Fight foi um jogo que teve controvérsias por ai... Agora vamos ao mais interessante!

O jogo é um beat-'em up, não era exclusivo da epoca, pois existia varios do estilo de sair batendo em todo mundo pelas ruas virtuais, mas ele era diferente em sua jogabilidade, o que deixou muitas pessoas fascinadas pela facilidade de jogar! Você pode jogar juntamente com seu amigo, e cada um com personagem diferente, e o mais legal, cada personagem com vantagens e desvantagens! Haggar é o mais lento, mas é o mais forte, Guy (FF1), Lucy e Maki são fracos mas são rápidos, Cody, Guy (FF3), Dean e Carlos são os equilibrados.



As fases são distintas, e cada jogo você pode passar por ruas normais, metrôs, barcos, onibus, restaurantes, prédios... onde você poderá caminhas pra direção que quiser... ta, você anda pra cima ou pra baixo... juntamente com seu amigo! É, ambos podem andar no mesmo cenário, socando quem estiver na frente, inclusive se socarem. Além das mãos e dos pés, o cenario possui alguns tambores velhos que podem ser quebrados e achar armas como pedaços de pau, tonfas, facas, cano, nunchacos, etc, que podem dar uma ajudinha extra no meio das lutas, além de poder achar itens na qual ajudam a aumentar os pontos e ganhar vida extra e comidas, que ajudam a recuperar energia. Os chefões não são tão faceis assim, as vezes eles são muito filhos da... e ficam com graça pra te deixar com raiva e não ver os ataques, ou então começam a chamar seus capangas para te atrapalharem, e no fim, você nem sabe em quem está batendo... Também há mini games, onde você pode destruir o carro de alguém, correr socando os latões, destruir o computador, etc.



Em Final Fight 2 ao fundo da primeira parte da primeira fase você encontra Chun-li batendo um rango, e quando vai enfrentar o segundo chefão, dará pra ver que um dos caras ao fundo é Guiller! Mas não, eles não são jogáveis, só estão de passagem mesmo... Mas os cenários tem uma coloração boa, o que deixa muito agradável, mesmo os inimigos sendo os mesmos, você não se enjoa de soca-los! Falando nisso, há um deles chamado Andore, este é homenagem a um cara chamado André "o grande", e ele é um dos inimigos que aparece em todos os jogos para te dar peitadas, bundadas ou socos.

Pode ser muito repetitivo pelos poucos ataques que tem nos dois primeiros jogos, mas quando se está com amigos, você acaba se divertindo muito saindo por ai socando os delinquentes e salvando a vida da namorada, irmã, pai, ou da cidade mesmo.



...Por algum motivo, Haggar nessa imagem me lembrou ele:



We are the champions!

EDIT: Sobre a Poison: Risca e inverte! Na verdade, ela é sim uma travesti, que no Japão não era cirurgiada, mas no EUA, fizeram questão de transforma-la em transsexual. Sim, meus caros, ela nasceu XY, mas era uma mulher por dentro, e  agora, por fora! Sua mudança de sexo sempre existiu, não tem nada haver com feminismo.


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.