sábado, 6 de novembro de 2010

Kannazuki no miko - Um anime que poderia ser melhor...

Se o Oogami não fosse o cara do bem!



Não pretendo falar sobre exatamente do que se trata a história, mas darei uma introdução basica por cima, para aqueles que esqueceram, lembrar, ou para aqueles que nunca viram, saber do que se trata e vá assistir para tentar entender isso, ou não.
Kannazuki no miko fala sobre a história de duas sacerdotisas que reencarnam no mundo para salva-lo de um demônio chato que vive querendo se libertar e destruir o mundo... onde elas lutam com robos gigantes, e que devem saber conciliar sua vida normal com a de protetoras do mundo... nada excepcional.
Beleza, com o conhecimento do que se trata a história, posso dizer que eu sinceramente, gosto dela, porém, como tudo não é um mar de rosas, vim aqui mostrar uma pequena critica para esse anime, que se fosse mudado certos pontos da história, poderia ser uma história muito massa!
Já vi criticas sobre o anime em que a história é sem conteudo, que as personagens são estereotipadas, que bla bla bla, mas eu não acho nada disso, só acho que o anime é pouco trabalhado nessas questões em que as pessoas apontam as falhas na história, que poderiam ser mudado, arrumados, refeitos, reajustados, ou seja la o que mais poderia ser feito... Não sei se foi o fato de ser uma dupla de homens terem feito o mangá que virou anime depois que ficou tão superficial e besta... ou se realmente eles não sabiam o que fazia... mas acho que fico com a primeira opção, pelo fato do mangá ser uma merda, mesmo tento um pouco mais de explicação, mas ele é uma merda porque é machista, e realmente é estereotipado pior que no anime, ao menos no anime a Himeko quase dá um soco na cara da Chikane... enquanto no mangá... Bem, tirando o desgosto que tive pelo mangá por ser uma obra machista onde tem a garota peituda, o moleque que se acha o foda, mas não passa de um zé mané da pior espécie e inimigos que mais parecem aliados da Rita dos Power Rangers (diga que eu não relembrei a infancia de vocês!), vou aqui por certos pontos que pecaram no anime, em que o fez não ficar tão bom quanto devia, mesmo que o final fosse lindo.
Vou começar por alguém que não deveria ficar no lado do bem nem que fosse obrigado a chicotadas pela Himeko, sim, ele, o cara mais odiado por todos: Oogami Souma!


Não é porque eu não gosto dele, mas achei que fazer ele ser do bem, mesmo tendo o poder do mal para proteger Himeko, ficou muito forçado, tirando toda a cena que deveria ser da Chikane e quebrava muito o clima e a espectativa de drama e romance no anime. Digamos que, sem ele, Himeko deixaria de ser uma menininha fragil e besta que é no anime todo, onde ela seria obrigada a crescer mental e sentimentalmente durante a serie, demonstrando que por detrás daquele rosto delicado existia uma menina forte e corajosa, coisa que foi ocultada pelo Oogami simplesmente porque ele fazia tudo, TUDO por ela!Ou seja, o cara aparecia, socava o inimigo, abraçava a Himeko falando que vai estar tudo bem, e a nega, que não vai ter mais o que fazer,porque sabe que será protegida por DUAS pessoas extremamente fortes, seja emocional, fisico ou até mesmo misticamente, já que aqui envolve poderes. Ou seja, até mesmo quando Himeko deveria aprender a se virar quando precisava, havia alguem que fazia isso por ela, deixando-a inutil... Uma cena até mesmo machista, onde a menina é fragil e não pode fazer nada por que tem um moleque mané que a protege do que vier, mesmo que seja um espirro... Se ele fosse do mal, Himeko faria seu papel de sacerdotisa, que é proteger o lugar onde vive dos Orochis, e impedi-los de ressucitar o nego from hell, sozinha, sem ajuda de ninguem...
E é aqui que surge Chikane! Ela é a personagem que tambem foi desmerecida por conta do Oogami! Veja como ele consegue desmerecer as duas personagens principais do anime por sua insignificante presença de poderoso zé mané cara que protege as pessoas "- Oi, eu sou o Goku".
Chikane é a personagem que tem uma forte personalidade, que mascara através da garota perfeita em que aparenta ser, por conta de sua nobreza, pois é neta do cara mais rico e fodinha do lugar... Bem, ela é a personagem que mais sofre, pois é a unica que se lembra de sua vida passada, onde ela é obrigada a sacrificar Himeko para salvar o mundo, o que a deixa transtornada... e sim, isso foi um spoiler, eu disse pra você assistir antes de começar a ler isso... Digamos que, sem Oogami, a história seria mais ou menos assim:
Chikane inicialmente protege Himeko, e ao mesmo tempo tentando mostrar a ela que deve lutar pelo que acredita, e não desistir por conta de algo que aparentemente parece ser complicado, que fugir dos problemas só piora a situação, então Chikane teria suas lembranças, e decide que vai fazer Himeko odiá-la, pois acha que foi uma puta falta de sacanagem o que aconteceu na vida passada, o que a faz pensar que, em seu interior, Himeko deveria se "vingar" (no caso, fazer ela sacrifica-la no momento em que deve acontecer, para que não haja carregamento de fardo em que ela, Chikane, está tendo que levar), assim a loirinha não iria se odiar por conta disso... Mesmo que isso seja sacrificando todo o amor que ela tem pela garota, para poder salvar o mundo, então ela deveria fazer com que Himeko se fortalecesse para enfrentar o rojão que irião ter que passar... Assim a história poderia caminhar de um jeito dramatico, as personagens iriam se desenvolver, elas iriam evoluir (lvl 9999!) e seria uma série ótima, pois Chikane iria por tudo em jogo para poder terminar o ritual das sacerdotizas... E Oogami provavelmente levaria um chute no saco da Himeko... Mas a história é o oposto disso... Ao menos sobre Himeko é...
Deu pra perceber como Oogami piora o anime? Mas não é só as personagens principais que iria mudar todo o contexto, mas também os vilões! Eles não passam de monstros de Power Rangers que aparece no episódio só pra causar desordem e terem a bunda chutada pelo Oogami, porque Oogami é o fodinha ne... Os vilões, pela história que apresentam deveriam ser mais sarcasticos... na verdade, eles deveriam ter uma história melhor que tudo aquilo! Digamos que nem sei o motivo de odio da freira lá que esqueci o nome e do irmão dela, aquele brutamontes... da cantora, seu unico ódio é que pra ela subir em sua carreira tinha que se sujeitar as taras do produtor... a desenhista de mangá é uma fracassada otaku que faz mangá que só Himeko lê, Tsubasa é o bad boy que da um Kick Ass em quem aparecer na frente e matou o proprio pai para proteger o irmão mais novo, que é Oogami... E a menina gato, que não passa de uma experiencia quimeristica de fusão de criança com gato... ou seja, tirando o spoiler ai no meio, não há nada concreto com isso, porque não trabalharam nisso... Mas o que eu quero dizer com tudo isso? Bem, digamos que o machismo que impera em muitos animes deixa-os a desejar! Sim, uma grande parcela de animes são machistas devido a um traço cultural do Japão, e não venha dizer que não! O japão é sim um Estado nação machista e se vale disso até hoje! Seu otaku espinhento! E não, não somos feministas, só estamos apontando uma coisa que está na cultura geral, que atrapalha muitas coisas na nossa vida, e atrapalha em fazer uma fantástica história como eu citei agora por conta disso! Sim, Oogami, o tão odiado Oogami de todas as fãs do anime, é indiretamente por conta dessa causa, ele é o centro machista do anime, ele é o protetor, ele é o homem que toda menininha, sendo hétero, lésbica, freira precisa para poder seguir sua vida, ter alguem para mostrar os caminhos e as escolhas que ela deve fazer. E Chikane é o que? É aquela garota que não precisa de nenhum homem comandando sua vida, porque sabe se virar. Esse post foi feito para puxar um assunto que poucos falam, e quando falam, são ignorados porque é mais facil um otaku fechar os olhos para as coisas do que tentar entende-las... Anime é uma coisa que possui preconceitos, estereótipos, que busca abrir e expandir mercado e que muitas vezes está velado e ninguem entende ou percebe porque eles conseguem entrelaçar isso de uma forma que só prestando atenção entendem, assim como fiz agora com Kannazuki no miko... você viu quanto a história poderia ser AQUELA história, se não fosse o contesto machista dado nele? Oogami é o epicentro disso, e por isso ele é o cara do bem... alias, quando a Chikane da um beijo em Himeko, é uma das unicas cenas que ela indiretamente diz: Enquanto você tenta proteger Himeko, dando uma de herói, sou eu quem está com a menina mais cobiçada do anime todo nos braços!
xD

3 comentários:

  1. Concordo!!!
    Assisti esse anime essa semana e li o mangé ontem...Adorei o anime!!!
    Mas concordo com suas criticas!!!
    Também fiquei com uma expectativa frustada de que a Himeko passaria da garotinha fragil, indefesa e insegura pra virá "cabra-homi" (esse é o papel da Chikane neh?XD)... eu tinha fé que a Himeko viraria uma sacer porreta =/
    Se não fosse pelo Oogami e a sindrome de Seya!!!
    Eu gostei do mangá...não tanto como o anime, mas nele achei mais plausivel algumas coisas. E existe uma referencia de que a crise de bonzinho do Oogami mais atrapalhou do que qualquer coisa (lá pelos capitulos 11)...quando, depois que a Chikane vai no barraco dos Orochis detonar geral, o Tsubasa fala que tudo depende da decisão de Oogami se juntar ao mano mais velho, mas a decisão dele de ser bonzinho só atrapalha os planos de TODO mundo!!!!
    Acho que foi um mangá/anime "despretencioso"...se tivesse mais caps/epis, talvez ele poderia ter a profundidade que merecia, inclusive no vilões "from Rita"!!! Acho que foi uma publicação de diversão erotica voltada pra homens (principalmente o mangá). Realmente esteriotipado, mesmo no anime, o drama parecia algo de novela das 8!!!
    Mas mesmo assim chorei no final (eu NÃO soun disso o.o)!!! Por isso não desmereço. tenho um carinho inclusive por motivos bem pessoais ^^'

    ResponderExcluir
  2. AH! Sim...
    No final do anime a Himeko exibe alguma força, quando vai enfrentar a Chikane "Dark Side of the Moon" XD... mas isso muito de leve =/
    As vezes dava raiva dela, por ela chorar e ficar na sai (ou calças) de alguém, sem tomar iniciativa. A maioria fica decepcionada no epi.8, mas eu vibrei (finalmente alguma atitude por aki!). Pode parcer maldade mas a Himeko devia ter apanhado um pouco (mais) pra "despertar"...Claro, novamente recaimos no papel do super-chato-protetor! No final revela-se que a Himeko tinha certa força e a Chikane certa fraqueza...mas isso poderia ter sido mais explorado também ...
    No mangá ela um pouco menos chorona, eu achei, mas nele fica no papel de vitima (e mais do que o anime, jah que nó mangá era o complô pra matar a sacer do sol XD)!!!

    ResponderExcluir
  3. Ola!olhe gostei muito do seu comentario!
    Kannazuki no miko é um dos animes que me fez chorar no final,e que eu adoro muito mesmo! e é por gostar dele que resolvi fazer essa critica!e olha que eu nao sou chegada a anime com robos!o mangá é shounen, por isso da erotização, apesar de ter muito mais explicações que o anime deixa aberto e superficial. Himeko mostrou ter forças no final porque ela apanhou, hehe.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.